HOME

ESPECIALIDADES CIRÚRGICAS

TRATAMENTOS

O PROFISSIONAL

CLÍNICAS

CONTATOS

PAPILOMA VÍRUS HUMANO

(HPV)

O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um vírus transmitido através do contato genital (como o sexo vaginal e anal), mesmo que não haja penetração. Ele também é transmitido pelo contato pele a pele. Pelo menos 50% das pessoas que tiveram relações sexuais terão HPV em algum momento de suas vidas. Existem mais de 100 subtipos diferentes de HPV e a maioria das pessoas não apresenta qualquer sinal. Em função de questões imunológicas não bem conhecidas, em alguns casos, O HPV pode ser eliminado sem causar problemas à saúde.

As lesões mais frequentes são as verrugas genitais, que podem acometer a pele do períneo, pênis, glande, uretra, nádegas, vagina e ânus. Essas lesões genitais são causadas em 90% pelos subtipos (6 e11), considerados de baixo grau. Os subtipos de alto risco oncogênico (16 e 18) estão relacionados a tumores malignos, principalmente o câncer do colo do útero.

O uso correto de preservativos de látex reduz muito, mas não elimina, o risco de captura ou propagação de HPV. Para o diagnóstico, utilizamos a peniscopia visando identificar lesões iniciais ou suspeitas, e a Captura Híbrida que é um excelente método de triagem para discriminar entre os subtipos de alto e baixo risco oncogênico.

Tratamento:

Existem várias opções de tratamento para as verrugas genitais como por exemplo, agentes cáusticos (ácido tricloroacético), podofilina, imunomoduladores (imiquimod), excisão cirúrgica, eletrocauterização e vaporização. A escolha da opção depende do tipo, número, extensão e localização das verrugas.

O câncer do colo uterino é, sem dúvida, um problema de saúde pública. Atualmente existem duas vacinas, a bivalente (subtipos 16 e 18) e a quadrivalente (subtipos 6, 11, 16 e 18). Os subtipos de alto risco são responsáveis por 70% dos cânceres do colo do útero. Estas vacinas são recomendadas para mulheres de 9 a 26 anos, no entanto os trabalhos científicos publicados ainda não suportam o seu emprego no sexo masculino.